A flor de lótus simboliza a pureza, a perfeição, a sabedoria, a paz, o sol, a prosperidade, a energia, a fertilidade, o nascimento, o renascimento, a sexualidade e a sensualidade.
Venerado em muitos lugares, desde Índia, China, Japão e Egito, a flor de Lótus durante muito tempo simbolizou a criação, a fertilidade e, sobretudo, a pureza, uma vez que essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas.
Além disso, representa a beleza e o distanciamento pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem (a raiz está na lama, o caule na água e a flor no sol) que na crença hindu, simboliza a beleza interior: "viver no mundo, sem se ligar com aquilo que o rodeia".
Desta forma, trabalhamos com a Individuação, o "tornar-se pessoa". Conhecimentos fundamentais para a mudança de percepção de vida nas relações interpessoais.
SÍMBOLO O CIRCULO
A Dra. M – L, Von Frnaz explicou o círculo 9ou esfera) como um símbolo do self, ele expressa a totalidade da psique em todos os seus aspectos, incluindo o relacionamento entre o homem e e a natureza.
Não importa se o símbolo do círculo está presente na adoração primitiva do sol , ou na religião moderna, em mitos ou em sonhos, nas mandalas desenhadas pelos monges do Tibete,nos planejamentos das cidades ou nos conceitos de esferas dos primeiros astrônomos : Eles indicam sempre o mais importante aspecto da vida – sua extrema e integral totalização.
Na arte, o circulo tem muitas vezes oito raios, exprimindo a superposição recíproca das quatro funções da consciência, que dão lugar a quatro outras funções intermediárias – por exemplo, o pensamento realçado pelo sentimento ou pela intuição, ou o sentimento inclinando –se para a sensação.
Referencia: livro O homem e seus símbolos, Carl G. Jung, pg. 323.