ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO/PSICANALISTA

O Psicólogo

Na Clínica, o Psicólogo busca ajudar o cliente a compreender as causas de seu sofrimento e encontrar formas de superá-lo. Ele não atende apenas portadores de transtornos psiquiátricos (depressão, esquizofrenia, pânico, entre outros), mas qualquer pessoa que esteja insatisfeita com algum aspecto de sua vida e queira melhorá-lo, como por exemplo, casamento, trabalho, educação dos filhos, entre outros.

Ele está habilitado para trabalhar com sessões de psicoterapia, orientação psicológica e psicanalista psicodiagnóstico (testes), entre outras atividades.

A ajuda deste profissional pode ser mais indicada em casos de crises de ciclo de vida, como perda de emprego, problemas de ordem profissional, dificuldades de relacionamento, luto, ansiedade ou depressão. Crises de estresse ou relacionadas à violência – sequestro, acidentes de carro, estupro etc.

A atuação do psicólogo é ser um facilitador para que o cliente encontre suas próprias respostas, amparar a enfrentar seus desafios e auxiliar na reconstrução do seu ser.

A psicologia, como disciplina universitária adquiriu autonomia para atuar como prática sociais inscritas em instituições jurídicas, hospitalares, entre outras. No Brasil como em outros países os cursos de psicologias contrataram Psicanalistas para definir a formação e a orientação clínica dos psicólogos. Ela era ensinada nos cursos de psiquiatria, como uma espécie de complemento à formação do médico que pretendia atuar como psicoterapeuta.

O Psicanalista                                        

Tendo como base de estudo as teorias do austríaco Sigmund Freud, o psicanalista trabalha para melhorar a relação do ser com o mundo e com os seus questionamentos sem fim. Por aqui, é muito comum o trabalho com pessoas que sentem dificuldade e, às vezes, chegam a sofrer na hora de lidar com os universos interior e exterior. De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e a habilidade em lidar com problemas do próprio eu.

Nível de estresse muito grande, pressão profissional, diferença de comportamento e ideais com as pessoas com quem se vive são fatores que levam a questionamentos e problemas de comportamento e, consequentemente, fazem com que a pessoa sinta a necessidade de buscar respostas para estes tantos pontos de interrogação.

Em suma à atuação do Psicanalista é ser um facilitador para que o cliente encontre suas próprias respostas, amparar a enfrentar seus desafios e auxiliar na reconstrução do seu ser.

A psicanálise permite ao indivíduo desenvolver sua sabedoria e a flexibilidade com o próximo.